Friday, September 25, 2015

chimarrão

Os 10 Mandamentos do Chimarrão
Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. Verdadeiros mandamentos, que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos relacionados com boa dose de humor:
1 - NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc... mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.
2 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).
3 - NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.
4 - NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.
5 - NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).
6 - NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.
7 - NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.
8 - NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.
9 - NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando... E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.
10 - NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela etc... etc...
PÉRCIO DE MORAES
FONTE: chimarrão . net

LUGOL

O Iodo( aqui ) é essencial para o metabolismo da: tireóide, mamas, mucosa gástrica e próstata. É também um poderoso eliminador de toxinas do organismo e modulador do sistema imune e sua ingestão diária está correlacionada com a diminuição do risco de câncer de mama, próstata, endométrio, ovários, tireóide e estômago.
A tireóide contem apenas 50mg de iodo, enquanto o corpo, como um todo, armazena em torno de 1.500mg de Iodo.
Toda célula do corpo humano necessita de iodo e sua concentração é maior no sistema glandular: mamas, glândulas salivares, parótidas, pâncreas, mucosa gástricas, próstata, glândulas lacrimais, sendo também usado pelos glóbulos brancos para promover a defesa do organismo contra infecções.
Segundo o “National Health And Nutrition Examination Survey” (NHANES), houve uma diminuição superior a 60% na ingestão de iodo nos últimos 30 anos.
Hoje, podemos considerar a deficiência de iodo como um problema de saúde pública em mais de 120 países, pois algo em torno de 72% da população mundial é afetada por isso.
As mulheres japonesas são as que consomem maior quantidade de iodo entre todas as mulheres no mundo. O Japão tem a mais baixa taxa mundial de mortalidade perinatal! Os japoneses ingerem 13,8mg de iodo/dia, isso corresponde a 92 vezes a dose recomendada no Brasil e nos Estados Unidos.
A deficiência de iodo leva à formação de cistos que progridem para nódulos e formam fibroses que podem evoluir para tumores na tireóide, mamas, útero, ovários e próstata.
Existe na classe médica e na população um medo enorme de se fazer uso de iodo/iodeto, inorgânico, não radioativo, dentro de uma dosagem que é sabido ser segura e eficaz na prevenção e tratamento de várias patologias.
O Dr. Guy Abraham, uma das maiores autoridades mundiais na suplementação de iodo afirma que : “A Iodofobia médica pode ter causado mais sofrimento e morte humana que as duas grandes guerras juntas, deixando de prevenir patologias com doses diárias de iodo necessárias para a otimização física e saúde mental”.
As duas formas de iodo (Iodo/Iodeto) são usadas diferentemente por diferentes órgãos. O esôfago, o estômago e a próstata usam Iodo. A tireóide, glândulas salivares e a pele usam Iodeto. A mama usa tanto o Iodo quanto o Iodeto.
A solução de Lugol é constituída de ambas as formas – Iodo + Iodeto, por isso é a mais conhecida e receitada pelos profissionais da saúde que não fazem parte dos iodofóbicos, sendo esta solução muito eficaz na prevenção de inúmeras doenças.
Dr. Michael B. Schachter recomenda: “A dose de Iodo para tratamento ou prevenção em pacientes com insuficiência de Iodo é de 12,5 a 50 mg diárias.
2 gotas de solução de Lugol contém 12,5mg de Iodo/Iodeto
Sem iodo suficiente, a tireóide não consegue produzir os seus hormônios em quantidade adequada para uma boa saúde. Esta deficiência de iodo é responsável pela hipertrofia da tireóide, que começa a crescer na tentativa de captar mais iodo do corpo. O bócio pode aumentar até o tamanho de uma laranja ou maior ainda na face anterior do pescoço, por baixo do queixo.
Os distúrbios por deficiência de Iodo, são problemas sérios de saúde, como: o bócio, abortos prematuros, retardamento mental, cretinismo, mal de Parkinson, etc.
Segundo o Conselho Internacional para o controle de transtornos de deficiência de iodo, apenas 74% da população brasileira tem acesso às quantidades mínimas necessárias para evitar os males da deficiência.
A adição de 20 a 60 mg de iodo por quilo de sal é muito pouco, pois o ideal de consumo projeta uma adição de 2,5 g por quilo, para um consumo diário de 5 g de sal/dia.
Para quem pretende fazer um controle dos níveis de iodo no organismo, é fácil realizar um simples experimento e ver se seu corpo tem iodo suficiente para garantir a produção de hormônios tireoidianos. Mesmo aqueles que tem o diagnóstico de Hipotireoidismo e fazem uso de suplemento oral de hormônios tireoidianos, podem testar seus níveis de iodo. Níveis insuficientes de iodo podem impedir que os hormônios tireoidianos sejam funcionais e ativos.
FONTE: SITE

Thursday, September 10, 2015

BELAS ORQUIDEAS

orquidea


Orquídeas são todas as plantas que compõem a família orchidaceae pertencente à ordem asparagales uma das maiores famílias de plantas existentes.

Conformado cheiros cores e tamanhos diferentes não tem quem não fique Encantado para orquídeas 5 mil plantas com cerca de 60 mil flores de múltiplas variedades deixar o Palácio das Orquídeas colorido e perfumado.

Porquê do Atlas de 25 cidade São Paulo Minas Gerais Goiás e Distrito Federal participaram da exposição em Piracanjuba repleto de flores mudas e insumos mostrando as plantas cultivadas com carinho e claro todos disputam o primeiro lugar mais bela e mais perfeita toda uma pontuação 35000 gêneros diferentes de orquídeas a maior diversidade está na América Latina em especial no Brasil onde se encontram mais de 80 por cento e com tanta variedade de gêneros de orquídeas é preciso mostrar este ano no Brasil estão programadas cerca de 100 exposições em Teresina intensidade 47 mil plantas poderão ser visto e admirado pelo país afora em Piracanjuba podemos ver uma boa dica.

Flores que é impossível ver tudo em apenas um dia é preciso ter tempo e muita calma
O quê torna orquídea tão especial é tão cara porque algumas flores para entender melhor a diferença entre Orquídeas vamos conversar um dos especialistas presente no evento ouvir as explicações conseguimos entender melhor como é feita a escolha dos Campeões na exposição e porque algumas flores chega a custar mais de 40 mil reais.

Perfumadas versáteis e coloridas as orquídeas podem compor um cantinho de Rara beleza dentro e fora de casa facilmente cultivadas em vasos elas precisam no entanto estar bem loco comandados e refri recipiente Sacomã confortáveis para poder Florescer durante os anos por isso o produtor ensina agora como transplantar agora espécie para um vaso maior e deixar lá ainda mais bonita e saudável.

Pratos usados hoje em dia são as casca de Pinus chip de coco casca de matar matar o uso de e até mesmo suporte hoje vamos usar a casca de Pinus e Multiplus misturado meio a meio primeiro passo tirar o substrato velho as partes básicas são as folhas o bobo Ele usou uma então o ideal para fazer uma mudança seria dormir no 4 bocas ideal seria exteriorizar para remover um vírus qualquer tipo de vírus encontrados em uma loja específica do vamos vamos apenas apenas melhorar a estética da planta o ideal seria cortar as raízes novas pronta para ser colocada seguindo-nos replante vamos usar a casca de Pinus em ambientes muito úmidos o seu vaso de cerâmica e com pouca umidade o que muda de água pois ela não transpiram como vai.

Se você optou pelo vaso de plástico não enxerga de água pois ela não tem tanta forma de transpirar como fazer vamos usar o vaso plástico antes de fazer o plantio propriamente dito vai lembrar de prestar atenção nos pontos da planta identificar a traseira da planta onde foi feito o corte a dianteira onde tem o ponto de crescimento da planta ideal seria ficar encostado na borda do vaso para ter espaço de crescimento não existe uma regra uma técnica de plantio cada um adquire a sua Eu particularmente eu gosto de segurar a planta não colocar o substrato em volta da colocar a planta no vaso não te esquecendo encostar a traseira da planta na borda do prato completando apertando sempre na borda do vaso e não no centro na planta estado como acabamento do plantio usamos espetinho Tribuna folha pois eu era o clássico que o pessoal comenta no meio do bobo o que acaba acontecendo com o passar do tempo acaba cortando o bumbum depois de cana planta.